Programação

08.09.2011 (quinta-feira)

Android

Workshop

O minicurso tem como objetivo esclarecer o entendimento sobre o Android, licença, desenvolvimento e estrutura, bem como os conceitos e componentes básicos de uma aplicação para a plataforma. Também será desenvolvida uma aplicação simples, detalhando e mostrando mais componentes e dicas de performance.

Tags:

Dayvid Victor

Dayvid Victor, estudante do 10º período de Engenharia da Computação (CIn/UFPE) e membro do CInLUG, trabalha na Itautec como desenvolvedor no projeto LDC (Librix Diagnostics Center) e mais recentemente em projetos Android.

Hugo Alencar

Hugo Alencar é graduando em Ciência da Computação pelo Centro de Informática da UFPE com interesse em jogos, inteligência artificial e Android. Atualmente é desenvolvedor estagiário Linux e Android no Laboratório Itautec CIn-UFPE.

Apresentando Python

Workshop

Este workshop focará na introdução à linguagem de programação Python e como começar a construir poderosas ferramentas aplicadas em diversos nichos como sistemas embarcados, web, automação, computação científica.

Download da apresentação

Tags:

Marcel Caraciolo

Marcel Caraciolo é Engenheiro da Computação e Mestrando em Ciência da Computação pelo CIn/UFPE na área de mineração de dados. Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da startup pernambucana Orygens, desenvolve em Python há 3 anos, já ministrou cursos, palestras sobre desenvolvimento em Python com Mobile, I.A. e ensino. Evangelista da plataforma Python, é membro e moderador da célula do Grupo de Usuários de Python de Pernambuco (PUG-PE).

Software e Cultura Livre como alternativa à Propriedade Intelectual

Mesa redonda

A mesa tem como objetivo debater acerca do Software e da Cultura Livre enquanto postura prática, política, social e à privação do conhecimento.

Tags:

Natália Julieta

Graduanda em ciência da computação na UFAL, trabalha atualmente com desenvolvimento web, trabalhou como sysadmin na área de cluster no LCCV-UFAL. É ativista do software e da cultura livre, integra o Projeto Software Livre Alagaos e é uma das organizadoras do V Encontro Nordestino de Software Livre.

Fernanda Sâmela

Graduanda em ciências da Computação na UFAL, trabalhou no desenvolvimento de ferramentas EAD dentro da Universidade Federal de Alagoas usando a plataforma Moodle e outros Softwares Livres, como Gimp, Inkscape e Wordpress. Atualmente faz parte da Organização do V Encontro Nordestino de Software Livre e integra o PSL-AL.

Ruby on Rails: Desenvolvimento Web nos trilhos

Palestra

Rails é um framework open-source de desenvolvimento para Web, muito maturo e robusto, feito em cima do Ruby, uma linguagem de programacão moderna e dinâmica. Nesta palestra será demonstrada a capacidade de preservação de dinheiro e tempo para pessoas e empresas de forma inteligente e divertida!

Download da apresentação

Tags:

Rodrigo Alves Vieira

Rodrigo Alves Vieira, desenvolvedor web Recifense, já trabalhou na Startup Orygens, responsável pelo atepassar.com e na BemindTI. Atualmente trabalha na Atela desenvolvendo o agendarecife.com. Suas plataformas de desenvolvimento preferidas são Ruby e Rails que lhe permitem desenvolver aplicacões Web de alto nível, com diversão e uma maneira pragmática de programar. Rodrigo é fan de open source e culturas livres, vendo essa como uma maneira inteligente de benefício para empresas e pessoas e contribui para projetos de código livre.

Animação 2D e edição de vídeo

Palestra

A palestra abordará o uso de softwares livres na produção de animação 2D voltadas ao mercado cinematográfico. Serão apresentados o Pencil, Gimp, Debugmode WAX, Audacity, Jahshaka e Virtualdub, assim como a metodologia de produção e peças produzidas a partir destes.

Tags:

Diogo Soares

Formado em Design Gráfico pelo IFPE, atua como ilustrador digital e animador 2D tendo desenvolvido trabalhos em diversas empresas como Jynx Playware, MarcoZero Jogos, Mídias Educativas e outras.

Wikipédia e o futuro da colaboração

Palestra

Como a colaboração pode mudar o mundo? E como isso afeta a forma como vivemos e nos relacionamos? A Wikipédia foi lançada em 2001 e tornou-se a maior e mais popular obra de referência geral na Internet, classificada em torno da sétima posição entre todos os websites e tendo cerca de 400 milhões de leitores, que podem alterar qualquer conteúdo. Esta palestra fala como a Wikipédia se tornou o que é hoje e as perspectivas num horizonte próximo, com relação a disseminação e uso de conhecimento livre.

Tags:

Jonas Xavier

Cursa análise e desenvolvimento de sistemas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE - Recife), é membro do Movimento Wikimedia Brasil e voluntário da Wikimedia Foundation, onde desenvolve projetos de pesquisa sobre tendências em comunidades virtuais. Ministra mini-cursos e palestras sobre criação e disseminação de conteúdo colaborativo além de se dedicar a projetos de pesquisa que envolvem processamento de imagem e IA.

09.09.2011 (sexta-feira)

Qt

Workshop

O Qt é um toolkit multiplataforma de desenvolvimento originalmente criado pela empresa Trolltech em 1995 mas foi comprado pela Nokia em 2007. Ele oferece importantes ferramentas para trabalhos com rede, threads, UI (canvas e interfaces tradicionais) e multimídia e é utilizado por diversas empresas de diversos segmentos como Google, Skype, Volkswagen, Epson, HP, entre outras. Neste workshop, pretende-se mostrar um pouco do Qt, como ele tira o “peso” do C++ dos ombros do desenvolvedor, falar um poucos sobre os projetos que o utilizam e também mostrar um pouco de sua SDK. É importante dizer que tudo que o Qt oferece é LGPL, permitindo grande liberdade aos desenvolvedores de aplicativos (desktop e mobile).

Tags:

Paulo Alcântara

Paulo Alcântara estagia no Instituto Nokia de Tecnologia (INdT) com diversas tecnologias livres e opensource. Cursa Ciência da Computação pela Universidade Católica de Pernambuco e atualmente desenvolve o plugin de python e PySide para o QtCreator além de contribuír para o syslinux e o subsistema de RFID/NFC para o kernel do Linux. Têm interesses em Qt, desenvolvimento de sistemas operacionais, device drivers, bootloaders e toolchains.

O framework web para perfeccionistas com prazos

Workshop

Desenvolvido e utilizado por mais de dois anos em uma operação ágil de notícias online, Django foi projetado para lidar com dois desafios: os prazos apertados de uma redação e os requisitos rígidos dos experientes desenvolvedores web que o criaram. Ele permite que você construa rapidamente aplicações web de alto desempenho e elegância pois adere ao princípio DRY (não se repita). Nesse workshop será introduzido e demonstrado as características desse framework que tem destaque na comunidade Python, sendo usado em grandes projetos, e que cada vez tem mais adeptos.

Tags:

Fernando Rocha

É graduando em Ciência da Computação pela Unicap, desenvolvedor web, experiente em Python e JavaScript, entusiasta de Software Livre e usuário de Linux desde 2006.

Design de Interação e Software Livre

Mesa redonda

A mesa redonda tem por objetivo promover uma reflexão acerca das vantagens e desafios relacionados ao uso de Software Livre para o desenvolvimento de aplicações e interfaces.

Tags:

Adriana Veloso

Especialista em Design de Interação pela PUC/Minas, possui formação em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, pelo Centro Universitário de Belo Horizonte. É co-fundadora da rede Metareciclagem e do Estúdio Livre, além de ser conselheira consultiva do Descentro desde 2006. Trabalhou entre 2005 a 2009 na Ação Cultura Digital do Ministério da Cultura atuando localmente e nacionalmente.

Alex Sandro Gomes

Engenheiro Eletrônico e Mestre em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco e Doutor em Ciências da Educação pela Université de Paris. Atua como Professor do Centro de Informática da UFPE, é membro da Academia Pernambucana de Ciências e é líder do grupo de pesquisa Ciências Cognitivas e Tecnologia Educacional.

h.d.mabuse

Desenvolve estudos e projetos com foco em colaboração, comportamentos emergentes, e remix de várias linguagens nas áreas das artes visuais, design e música. Desde 2007 participa do grupo Autom.ato. Foi um dos fundadores do Re:combo, onde atuou de 2001 até 2008, período no qual teve projetos com o coletivo selecionados para exposições no Instituto Cultural Itaú, MAMAM, Walker Art Center e Centro Cultural Banco do Brasil. Atua como Designer Especialista do C.E.S.A.R, onde desenvolve projetos de design centrado no humano.

Blender como ferramenta para produção de jogos

Palestra

O Blender é um dos grandes destaques na área animação 3d e computação gráfica entre os softwares de código aberto. A palestra tem como objetivo apresentar a ferramenta como uma solução viável para produção de animações interativas e também jogos. A grande vantagem nesse tipo de produção, é que os artistas não precisam conhecer linguagens de programação para produzir jogos 3d com o Blender.

Tags:

Allan Brito

Arquiteto formado pela PUC-PR e possui especialização em Design de Informação pela UFPE. Hoje atua como escritor e professor de assuntos relacionados à computação gráfica para a produção de conteúdos e também na criação de materiais para educação a distância. Também atua no mercado de computação gráfica desde 1997, com especial interesse na visualização de projetos e animação 3D usando software livre.

illusio: um instrumento musical digital colaborativo

Palestra

Nesta palestra será apresentado o Illusio: um projeto de instrumento musical digital livre que permite o controle de loops gravados em tempo-real, no momento da performance, através da construção colaborativa de um relacionamento lúdico entre desenhos e sons. Para tanto, o projeto, que foi premiado com o Rumos Itaú Cultural Arte CIbernética 2009, mescla o uso de tecnologias multitoques – construída a partir de canos PVC e fitas adesivas – ao conceito de pedais de guitarra – construída a partir de um teclado usb modificado – sob uma perpectiva DIY de baixo custo.

Download da apresentação

Tags:

Jeraman

Mestrando em Ciência da Computação pelo CIn-UFPE , com ênfase em Interatividade e Computação Musical, Jeraman é cientista, pesquisador e artista, com base em Recife, Pernambuco. Foi contemplado com o Rumos Itaú Cultural Arte-Cibernética 2009, o prêmio Conexões Tecnológicas 2010, além de uma Menção Honrosa no FILE PRIX LUX 2010 por seus trabalhos experimentais em arte-computação utilizando tecnologias livres. Já apresentou trabalhos em eventos nacionais e internacionais, tal como o FILE (SP), o FAD (MG), o Continuum (PE), o GLI.TC/H (EUA), o FILE Rio (RJ), o Festival Contato (SP), o Territórios Recombinantes / SPA das Artes (PE), III Mostra de Live Cinema (RJ) e o FILE POA (RS). É também um dos idealizadores do LaboCA – o Laboratório de Computação e Artes – através do qual vem fomentando desde 2010 a realização de laboratórios educativos nômades sobre o tema, atuando em todo o país.

Acessibilidade em um Sistema EAD para Usuários Cegos

Palestra

A era da inclusão digital tem tornado a acessibilidade um requisito cada vez mais essencial para as páginas Web, uma vez que este ambiente desempenha papel fundamental no cotidiano das pessoas com deficiência. Esta palestra apresenta os primeiros resultados rumo à acessibilização de um sistema de gestão da aprendizagem, através do design centrado no usuário, levando em consideração as expectativas de usuários com deficiência visual, bem como as diretrizes de acessibilidade propostas pela WAI/W3C.

Tags:

Virgínia Carvalho Chalegre

Mestre em Processo de Teste de Acessibilidade, CIN-UFPE, Especialista em Engenharia de Software, FBV/Qualiti, 2007, Especialista em Gestão e Qualidade de Software, Universitat Politècnica de Catalunya, 2008, Bacharel em Ciência da Computação, UNICAP, 2003. Atualmente, ela desempenha o papel de Analista de Requisitos e Testes, na Unimix. Já trabalhou como Engenheira de Testes, na NTE- Espanha. No CESAR, atuou como líder do time de testes no projeto Dell, ministrou treinamentos sobre processo de testes, fez parte do grupo independente de testes. Implantou o processo de testes no projeto Motorola, onde também atuou como líder do time de testes e representou o CESAR na Motorola – Itália, em 2005 e 2006.

10.09.2011 (sábado)

Linux básico

Workshop

Gostaria de dar os primeiros passos no mundo Linux? Traga o seu notebook/netbook e aprenda conceitos como o sistema de arquivos, estrutura de pastas, particionamento de disco, configurações, comandos, programas mais usados, instalação de pacotes e muito mais. Vamos auxiliar os participantes que quiserem instalar o GNU/Linux em seus computadores e ensinar a todos como fazer esse procedimento de instalação.

Tags:

Adriano Melo

Adriano Melo, graduado em Ciência da Computação pela UFPE, é desenvolvedor Linux e administrador de sistemas no laboratório de pesquisa e desenvolvimento da Itautec. Usuário e entusiasta de Software Livre desde 2004, atua como moderador da lista de discussão do CInLUG (Grupo de Usuários Linux do Centro de Informática/UFPE) e colaborador de projetos de código.

Wesley Davison

Wesley Davison é graduado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Membro do CInLUG desde 2008, há 2 anos trabalha no Grupo de Pesquisa em Redes e Telecomunações (GPRT) com sistemas Linux baseados em Debian. Atualmente realiza pesquisas com Medição e Análise de Redes Multigigabit, com foco em otimizações no Kernel do Linux.

Ângelo Brito

Ângelo Brito, estudante de graduação em Engenharia da Computação na UFPE, trabalha no Projeto BrazilIP como engenheiro de verificação e Gerente de Infraestrutura. Começou a usar Linux desde 2005 e desde 2007 trabalha com Tecnologias Open Source.

Construindo interfaces gráficas com Python

Workshop

Neste workshop será apresentado o PySide na prática, um binding do framework Qt para Python. O Qt facilita o desenvolvimento tanto de interfaces gráficas clássicas quanto de interfaces mais elaboradas de modo que designers sem experiência em programação conseguem criar aplicações completas.

Tags:

Daker Fernandes

É developer no Instuto Nokia de Tecnologia (INdT), onde trabalha com software livre, Linux, C++, Qt, Python e Javascript. Formado em Ciência da Computação pelo CIn/UFPE, atua como membro do Grupo de Usuários Python de Pernambuco e colabora em projetos de software livre como o KDE, Qt e o QML-Box2D. Tem interesse em Software Livre, Python, aprendizagem de máquina, cognição, semântica, Qt, KDE, prolog, processamento de linguagem natural, computação gráfica e visão computacional. Segue os ensinamentos Jedi e venera camisetas brancas.

Universidade e Software Livre, a academia e o compartilhamento do conhecimento

Mesa redonda

A mesa debaterá a função da academia como local de produção de conhecimento livre. Essa proposta pretende resgatar a história recente da academia como berço do Software Livre e do conhecimento científico que nasceu e floresceu sob o signo do compartilhamento, mas que infelizmente hoje é prejudicado na medida em que a academia tem sido usada para produzir conhecimento fechado para grandes monopólios do conhecimento. Pretendende-se debater criticamente a mentalidade e as práticas proprietárias nas universidades de hoje, mas também colocar na ordem do dia o debate sobre o resgate do espírito acadêmico vanguardista de fazer ciência e criar tecnologias "com um jeito hacker de ser" de agir.

Download da apresentação

Tags:

Wilkens Lenon Silva de Andrade

Graduado em Licenciatura em Computação pela Universidade Estadual da Paraíba, atua como funcionário do Ministério Público do Estado da Paraíba na área de TI. Além disso, desenvolve pesquisa e produção de materiais didáticos-pedagógicos no âmbito educacional focando a aprendizagem mediada por tecnologias digitais. É mestrando em Educação Tecnológica no Programa de Pós-graduação em Educação Matemática e Tecnológica do Departamento de Educação e pesquisador do Projeto Amadeus no Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco.

Construindo Comunidades Bem-Sucedidas

Palestra

Comunidades virtuais interligando pessoas ao redor do mundo são extremamente comuns no mundo do software livre. Entretanto, tão ou até mais forte que as comunidades virtuais, são as comunidades reais que existem na sua cidade. Nesta palestra serão abordados o crescimento do Grupo de Usuários de Python de Pernambuco. Além de incentivar a participação das pessoas, o objetivo desta palestra é inspirar e servir como guia para quem quiser começar uma comunidade de sucesso em sua cidade.

Download da apresentação

Tags:

Marcel Pinheiro Caraciolo

Mestrando em ciência da computação pelo Centro de Informática da UFPE e engenheiro da computação pela Universidade de Pernambuco. Diretor de Inteligência da startup pernambucana Orygens.com, é especialista em mineração de dados, computação móvel e computação inteligente e evangelista da plataforma Python.

WARNING: possibilidades de criação de visualizações de informações com tecnologias livres.

Palestra

Instalação desenvolvida com software livre que recebe dados da internet a respeito da qualidade do ar de 30 cidades em 5 continentes e apresenta os dados dinamicamente em uma tela e através da sua estrutura física utilizando o Arduino como plataforma. Os índices são representados por LEDs que interagem conforme as condições submetidas. A partir da minha experiência neste projeto pude observar uma crescente mudança no processo de concepção de visualizações de informação na utilização de software e hardware livres no desenvolvimento deste tipo de projeto, principalmente na exploração de novas direções da visualização de informação tradicional.

Download da apresentação

Tags:

Rodrigo Medeiros

Designer de interação e pesquisador em tecnologias livres e visualização de informação e mestre em Tecnologia e Arte Digital pela Universidade do Minho (Portugal) com o projeto de dissertação “Warning – Global Realtime Air Quality Display: um estudo sobre arte digital em espaço público”. Foi pesquisador do engageLab e bolsista da Fundação de Ciência e Tecnologia e Centro de Computação Gráfica pelo projeto Instant Places, no Departamento de Sistema de Informação da Universidade do Minho. Possui especialização em Design da Informação pela Universidade Federal de Pernambuco e graduação em Sistemas para Internet pela Faculdade Marista. Tem experiência na área de Design e Arte Digital, com ênfase em design de interação, arquitetura de informação, visualização de informação, desenvolvimento web, interfaces tangíveis e softwares criativos.

Yes it is! Framework PHP

Palestra

O objetivo desta palestra é apresentar um framework PHP que utiliza os melhores conceitos disponíveis como Padrões, Orientação a objeto, Ajax (Jquery), Scaffolding (CRUDSS), MVC, ORM entre outras coisas.

Download da apresentação

Tags:

Hábner Carlos do Nascimento

Possui certificação Zend Certified Engineer e atualmente é instrutor PHP da Especializa Treinamentos.