Encontro Livre e PUG-PE promovem workshops de Python

O Encontro Livre e o Grupo de usuários de Python de Pernambuco (PUG-PE) promovem um workshop de Python para até 25 pessoas na Torre Malakoff, entre os dias 08 e 10 de setembro, das 17h às 20h. A atividade é voltada tanto para quem está se aventurando no universo da programação quanto para quem já conhece e deseja aprofundar  conhecimentos nesta linguagem que vem se popularizando cada vez mais e já é amplamente utilizada em diversos ambientes web, embarcados, mobile e em projetos de empresas como Nasa, Google e Serpro.

ATENÇÃO!
Para participar é necessário comparecer no dia do workshop com meia hora de antecedência para efetuar a inscrição e contribuir com o valor simbólico de R$ 10,00.
Não esqueça de levar a sua própria máquina!

Workshop de Python

  • Dia 08.09: Apresentando Python, com Marcel Caraciolo
  • Dia 09.09: Django – O framework web para perfeccionistas com prazos, com Fernando Rocha
  • Dia 10.09: Construindo Interfaces Gráficas com Python, com Daker Fernandes

Confira abaixo maiores detalhes sobre cada atividade:

  • Dia 08.09, das 17h às 20h: Apresentando Python, com Marcel Caraciolo

Marcel Caraciolo é Engenheiro da Computação e Mestrando em Ciência da Computação pelo CIn/UFPE na área de mineração de dados. Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da startup pernambucana Orygens, desenvolve em Python há 3 anos, já ministrou cursos, palestras sobre desenvolvimento em Python com Mobile, I.A. e ensino. Evangelista da plataforma Python, é membro e moderador da célula do Grupo de Usuários de Python de Pernambuco (PUG-PE).

Este workshop focará na introdução à linguagem de programação Python e como começar a construir poderosas ferramentas aplicadas em diversos nichos como sistemas embarcados, web, automação, computação científica.

  • Dia 09.09, das 17h às 20h: Django – O framework web para perfeccionistas com prazos, com Fernando Rocha

Fernando Rocha é graduando em Ciência da Computação pela Unicap, desenvolvedor web, experiente em Python e JavaScript, entusiasta de Software Livre e usuário de Linux desde 2006.

Desenvolvido e utilizado por mais de dois anos em uma operação ágil de notícias online, Django foi projetado para lidar com dois desafios: os prazos apertados de uma redação e os requisitos rígidos dos experientes desenvolvedores web que o criaram. Ele permite que você construa rapidamente aplicações web de alto desempenho e elegância pois adere ao princípio DRY (não se repita).
Nesse workshop será introduzido e demonstrado as características desse framework que tem destaque na comunidade Python, sendo usado em grandes projetos, e que cada vez tem mais adeptos.

  • Dia 10.09, das 17h às 20h: Construindo Interfaces Gráficas com Python, com Daker Fernandes

Daker Fernandes é developer no Instuto Nokia de Tecnologia (INdT), onde trabalha com software livre, Linux, C++, Qt, Python e Javascript. Formado em Ciência da Computação pelo CIn/UFPE, atua como membro do Grupo de Usuários Python de Pernambuco e colabora em projetos de software livre como o KDE, Qt e o QML-Box2D. Tem interesse em Software Livre, Python, aprendizagem de máquina, cognição, semântica, Qt, KDE, prolog, processamento de linguagem natural, computação gráfica e visão computacional. Segue os ensinamentos Jedi e venera camisetas brancas.

Neste workshop será apresentado o PySide na prática, um binding do framework Qt para Python. O Qt facilita o desenvolvimento tanto de interfaces gráficas clássicas quanto de interfaces mais elaboradas de modo que designers sem experiência em programação conseguem criar aplicações completas.