Encontro Livre e CInLUG anunciam workshops

O Encontro Livre e o Grupo de Usuários de Linux do Centro de Informática da UFPE (CInLUG/UFPE) promovem minicursos relacionados a Android e Linux Básico com lotação máxima de 25 pessoas na Torre Malakoff, entre os dias 08 e 10 de setembro, das 14h às 17h. As atividades são direcionadas para desenvolvedores e designers iniciantes e demais interessados.

ATENÇÃO!

Para participar é necessário comparecer no dia do workshop com meia hora de antecedência para efetuar a inscrição e contribuir com o valor simbólico de R$ 10,00. Não esqueça de levar a sua própria máquina!

  • Dia 08.09: Android, com Dayvid Victor e Hugo Alencar
  • Dia 09.09: Qt, com Paulo Alcântara
  • Dia 10.09: Linux Básico, com Adriano Melo, Wesley Davison e Ângelo Brito

Confira abaixo maiores detalhes sobre cada atividade:

Dia 08.09, das 14h às 17: Android, com Dayvid Victor e Hugo Alencar

Dayvid Victor, estudante do 10º período de Engenharia da Computação (CIn/UFPE) e membro do CInLUG, trabalha na Itautec como desenvolvedor no projeto LDC (Librix Diagnostics Center) e mais recentemente em projetos Android.

Hugo Alencar é graduando em Ciência da Computação pelo Centro de Informática da UFPE com interesse em jogos, inteligência artificial e Android. Atualmente é desenvolvedor estagiário Linux e Android no Laboratório Itautec CIn-UFPE.

O minicurso tem como objetivo esclarecer o entendimento sobre o Android, licença, desenvolvimento e estrutura, bem como os conceitos e componentes básicos de uma aplicação para a plataforma. Também será desenvolvida uma aplicação simples, detalhando e mostrando mais componentes e dicas de performance.

Dia 09.09, das 14h às 17: Qt, com Paulo Alcântara

Paulo Alcântara estagia no Instituto Nokia de Tecnologia (INdT) com diversas tecnologias livres e opensource. Cursa Ciência da Computação pela Universidade Católica de Pernambuco e atualmente desenvolve o plugin de python e PySide para o QtCreator além de contribuír para o syslinux e o subsistema de RFID/NFC para o kernel do Linux. Têm interesses em Qt, desenvolvimento de sistemas operacionais, device drivers, bootloaders e toolchains.

O Qt é um toolkit multiplataforma de desenvolvimento originalmente criado pela empresa Trolltech em 1995 mas foi comprado pela Nokia em 2007. Ele oferece importantes ferramentas para trabalhos com rede, threads, UI (canvas e interfaces tradicionais) e multimídia e é utilizado por diversas empresas de diversos segmentos como Google, Skype, Volkswagen, Epson, HP, entre outras. Neste workshop, pretende-se mostrar um pouco do Qt, como ele tira o “peso” do C++ dos ombros do desenvolvedor, falar um poucos sobre os projetos que o utilizam e também mostrar um pouco de sua SDK. É importante dizer que tudo que o Qt oferece é LGPL, permitindo grande liberdade aos desenvolvedores de aplicativos (desktop e mobile).

Dia 10.09, das 14h às 17: Linux Básico, com Adriano Melo, Wesley Davison e Ângelo Brito

Adriano Melo, graduado em Ciência da Computação pela UFPE, é  desenvolvedor Linux e administrador de sistemas no laboratório de pesquisa e desenvolvimento da Itautec. Usuário e entusiasta de Software Livre desde 2004, atua como moderador da lista de discussão do CInLUG (Grupo de Usuários Linux do Centro de Informática/UFPE) e colaborador de projetos de código.

Wesley Davison é graduado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Membro do CInLUG desde 2008, há 2 anos trabalha no Grupo de Pesquisa em Redes e Telecomunações (GPRT) com sistemas Linux baseados em Debian. Atualmente realiza pesquisas com Medição e Análise de Redes Multigigabit, com foco em otimizações no Kernel do Linux.

Ângelo Brito, estudante de graduação em Engenharia da Computação na UFPE, trabalha no Projeto BrazilIP como engenheiro de verificação e Gerente de Infraestrutura. Começou a usar Linux desde 2005 e desde 2007 trabalha com Tecnologias Open Source.

Gostaria de dar os primeiros passos no mundo Linux? Traga o seu notebook/netbook e aprenda conceitos como o sistema de arquivos, estrutura de pastas, particionamento de disco, configurações, comandos, programas mais usados, instalação de pacotes e muito mais. Vamos auxiliar os participantes que quiserem instalar o GNU/Linux em seus computadores e ensinar a todos como fazer esse procedimento de instalação.

Um comentário

  1. Vale lembrar que o workshop de linux será ministrado por Adriano Melo (eu), Wesley Davison e Angelo Brito… vamos fazer um Install Fest com os que levarem o computador!

    abraço